News & Announcements

19/10/2012: Um milhão de ovos vão ser produzidos no país

Um milhão de ovos vão ser produzidos no país
Luanda - Um milhão de ovos/dia vão ser produzidos em todo o país, a partir de Abril de 2013, informou hoje, à imprensa, o ministro da Economia, Abraão Gourgel, no final de uma visita de trabalho no município de
Viana, em Luanda.
De acordo com o ministro, que visitou alguns centros de produção de ovos e frangos considerados como sendo sector bandeira de (ovos e frangos), com a referida produção pretende-se atingir até 2015 50 porcento do consumo nacional.
Em declarações à imprensa, disse que a produção doméstica apenas cobre cerca de 23 porcento do consumo de ovos.
Disse que, para atingir os 50 porcento até 2015, o Executivo conta com um conjunto de medidas, quer de apoio institucional quer de fomento como a linha de crédito do programa Angola Invest, tendo em conta as garantias
que o programa possui para que os avicultores possam recorrer ao empréstimo com vista a ampliar a sua produção e atrair novos investidores.
Considerou que o sector de bandeira, que é o de ovos, permite que num curto espaço de tempo se atinja um aumento considerável de oferta alimentar e, ao mesmo tempo, é a proteína mais barata possível de oferecer à
população.
Esclareceu que dos 12 mil e 500 milhões de kwanzas de linha de crédito disponível, dois mil e 500 milhões de kwanzas vão para a bonificação de juros e 100 para as garantias de crédito.
Garantiu que, até ao final deste ano, o programa vai ainda receber mais 10 mil milhões de kwanzas para as garantias de crédito e mais dois mil e 500 para a bonificação.
No município de Viana, o ministro visitou os centros de produção da Granja, Socopraves, Pérola e Mato Grosso, sendo os dois últimos em fase de produção.