News & Announcements

15/10/2012: Presidente da Assembleia Nacional advoga relação salutar com Executivo

Presidente da Assembleia Nacional advoga relação salutar com Executivo

Luanda – O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, declarou hoje, segunda-feira, desejar um relacionamento salutar entre o Parlamento e o Executivo, nos próximos cinco anos.

Fernando da Piedade discursava na cerimónia solene de abertura da I sessão da III legislatura, presenciada pelo Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

O líder parlamentar disse esperar que o relacionamento seja no respeito pelos princípios democráticos consagrados na Constituição.

Afirmou que o povo angolano ao eleger José Eduardo dos Santos, Presidente da República, fê-lo na certeza de que pode confiar serena e decididamente.

Enalteceu a trajectória histórica do Presidente da República na busca da liberdade, alcançada em 1975, e reforçada com a paz conseguida a 4 de Abril de 2002.

O país vive o mais áureo momento da sua existência como República, com realizações políticas e económicas sustentadas.

Considerou, contudo, ser também o momento de dar resposta à realização do bem comum e da justiça social, que caracteriza a República de Angola, para o qual o Presidente, é chamado enquanto líder do processo que
iniciou com a luta pela libertação nacional e se consolidou com a conquista da paz.

Fernando da Piedade afirmou que democracia pluralista tornou-se um elo de ligação das forças políticas, o que coloca a Assembleia Nacional, representativa de todas as sensibilidades do povo, no centro dos princípios da construção democrática e defesa das suas instituições.

“Somos não apenas os depositários das liberdades, mas também o elo que o povo mantêm com as instituições da República e, sobretudo, com aquelas mandatadas para a satisfação das suas necessidades.