News & Announcements

10/10/2012: Jornalista Gustavo Costa vence 19ª edição do Prémio Maboque

Jornalista Gustavo Costa vence 19ª edição do Prémio Maboque

Luanda - Gustavo Costa, jornalista do “Novo Jornal”, conquistou, na noite de terça-feira (9), em Luanda, a 19ª edição do Prémio Maboque de Jornalismo, arrebatando cem mil dólares americanos.

Gustavo Costa, que disputou o prémio com o jornalista José Kaliengue, do jornal “O País”, e o programa “Poeira no Quintal”, da Rádio Nacional de Angola (RNA), disse que não esperava vencer o concurso e dedicou a conquista à sua família, colegas e a antigos chefes.

Segundo o vencedor, o seu percurso profissional foi marcado por muito rigor, imposto pelos seus antigos chefes, facto que contribuiu para a sua afirmação no meio jornalístico.

"A minha família tem sido muito paciente comigo ao longo dos 38 anos que me dedico a essa profissão, por isso esse prémio também é dela, assim como dos colegas do Novo Jornal”, realçou.

Gustavo Costa venceu, em 2010, o Prémio Nacional de Jornalismo, na categoria de imprensa tendo, na altura, sendo agraciado com 35 mil dólares americanos.

O corpo de jurado, presidido por Maria José Ramos, atribuiu o Prémio Revelação à jornalista Augusta Coxi, da Televisão Pública de Angola, em Cabinda, que recebeu uma viatura nova.

A gala da atribuição dos prémios foi presenciada pelo ministro da Comunicação Social, José Luís de Matos, assim como personalidades de outros sectores, nomeadamente, políticos, diplomatas, académicos, juristas, entre outras individualidades.

Na presente edição, a empresa Maboque investiu 330 mil dólares americanos em prémios.