News & Announcements

08/10/2012: Ministra da Família elege promoção da mulher e as competências no meio rural

Ministra da Família elege promoção da mulher e as competências no meio rural
Luanda – A ministra da Família e Promoção da Mulher, Filomena Delgado, apontou nesta segunda-feira, em Luanda, a promoção da mulher, o aumento das competências das famílias, no geral, e do meio rural, em particular, como as
acções que merecerão atenção especial do pelouro nos próximos cinco anos.
A governante fez esta abordagem no acto da sua apresentação aos trabalhadores do ministério, depois da sua nomeação ao cargo no quadro do novo Governo criado à luz dos resultados das eleições de 31 de Agosto último,
ganhas pelo partido MPLA e o seu candidato, José Eduardo dos Santos.
Segundo a nova titular do Minfamu, o pelouro pretende com isto continuar a desenvolver esforços conjugados com a participação de outras instituições parceiras do Executivo no sentido de juntos trabalharem para a melhoria das condições de vida das mulheres e das famílias angolanas no geral.
Contudo, disse, o êxito desta e outras acções a serem gizadas pelo seu pelouro só serão possíveis caso todos contribuam directa e de forma plena para a sua materialização.
Por seu turno, a ministra cessante, Genoveva Lino, desejou boas vindas à sua sucessora, tendo solicitado aos funcionários no sentido de colaborarem com a nova titular no exercício da sua actividade a frente dos destinos do ministério.
“A sociedade aguarda de si a materialização de importantes projectos sociais que possam transformar a vida dos cidadãos, sobretudo ligados à juventude, à mulher e às famílias no meio rural e não só”, acrescentou Genoveva Lino.
A cerimónia de apresentação da nova titular do Ministério da Família foi antecedido do acto de assinatura do Termo de Passagem de Pastas entre as duas individualidades na presença dos trabalhadores da instituição e convidados.
No seu historial, a nova ministra do pelouro da Família e da Promoção da Mulher, Filomena Delgado, desempenhou antes as funções de secretária de Estado para o desenvolvimento rural, no Ministério da Agricultura, no período
de 2008 a 2012, depois de ter assumido o cargo de vice-ministra da Família e  Promoção da Mulher entre 1997 a 2008.
Substitui Genoveva Lino eleita deputada à Assembleia Nacional para a bancada parlamentar do MPLA.