News & Announcements

05/10/2012: Presidente da AN quer relacionamento salutar com partidos políticos

Presidente da AN quer relacionamento salutar com partidos políticos

Luanda - O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, quer um relacionamento salutar com os partidos políticos da oposição representados no hemiciclo, um desejo manifestado durante
as audiências, separadas, que concedeu aos seus líderes.

Isaías Samakuva, presidente da Unita, Abel Chivukuvuku, da CASA-CE, Eduardo Kuangana, do PRS, e Lucas Ngonda da FNLA, nesta ordem, mantiveram uma conversa com o líder parlamentar, tendo no centro o relacionamento do parlamento e as organizações políticas, bem como seu funcionamento durante a III legislatura.

Em declarações à imprensa, à saída da audiência, o presidente da Unita, Isaías Samakuva, elogiou a iniciativa do líder parlamentar ao convidar os políticos para esta conversa.

Disse que Fernando da Piedade, durante o encontro, transmitiu o seu desejo de estabelecer relações saudáveis de trabalho com os partidos da oposição para que a missão dos deputados seja levada a bom porto.

O político prometeu que, apesar de suspender o seu mandato como deputado, vai acompanhar de perto as actividades do parlamento, apoiando sempre o seu grupo parlamentar naquilo que for preciso.

"Este intercâmbio com o presidente do Assembleia foi um bom gesto, pois precisamos estabelecer relações de bom trabalho independentemente das diferenças que nos separam em termos políticos, mas estas (diferenças) não
devem nos dividir porque há um interesse maior que é o nacional e é para isso que temos que canalizar tudo o que nós fazemos", afirmou.

Por seu turno, o presidente da CASA-CE, Abel Chivukuku, disse que aproveitou a ocasião para felicitar Fernando da Piedade Dias dos Santos pela sua eleição ao cargo.

Informou que trocou com o responsável, impressões sobre qual deverá ser a dimensão do papel que se quer dar ao órgão legislativo, num momento histórico que o país vive, para contribuir no assentamento da democracia, do estado de direito e, sobretudo, a sua missão na fiscalização das acções do executivo e assim contribuir para uma melhor governação.

Abel Chivukuku disse ter sido também motivo da análise a coordenação dos trabalhos da assembleia e da dos partidos políticos representados no parlamento, para "encontrarmos modelos de trabalho conjunto, que mesmo na diversidade contribuam para a melhoria do país".

Já o presidente da PRS, Eduardo Kuangana, disse ter tratado de assuntos relacionados com o país e como será realizado o trabalho parlamentar.

À imprensa, o líder da FNLA, Lucas Ngonda, disse tratar-se de um encontro de cortesia, que serviu para abordar a forma como deverá ser desenvolvido o trabalho dos deputados da III legislatura.

Apesar de conquistar apenas dois assentos no parlamento, afirmou que este aspecto não irá dificultar a prestação do seu partido no parlamento, tendo prometido participação na discussão das diferentes iniciativas legislativas que surgirem.

O actual parlamento é composto por 175 deputados do MPLA, 32 da Unita, oito da CASA-CE, três do PRS e dois da FNLA.

É já oficial que o deputado Raúl Danda vai continuar a ser o presidente do Bancada Parlamentar da Unita, enquanto a bancada da CASA-CE será presidida pelo deputado André Gaspar Mendes de Carvalho, e do PRS por Benedito Daniel.