News & Announcements

13/09/2012: ANIP assina contratos avaliados em mais de USD 22 milhões

ANIP assina contratos avaliados em mais de USD 22 milhões
Luanda - Dez contratos de investimentos privados, avaliados em 22 milhões 187 mil e 204 dólares norte-americanos, foram assinados em Luanda, pela Agência Nacional de Investimentos Privados (Anip) e por investidores nacionais e estrangeiros.
Foram signatários dos contratos, pela ANIP, a presidente do Conselho de Administração, Maria Luísa Abrantes, e representantes das empresas Bonjur, Himoinsa Angola, Wuijin (Angola), Losan, Xun Tong Internacional, Beijing
Constrution, Genoyer, Sotkon, IBR Solutions e Yata Internacional.
Os projectos estão direccionados para a indústria alimentar, construção civil e prestação de serviço.
Na ocasião, a presidente da ANIP disse que no futuro a instituição pretende aumentar os investimentos, trabalhar na transferência de tecnologia, na redução das importações e das assimetrias entre as diferentes regiões do país.
“Temos estado a observar uma maior tendência para acordos de investimento na indústria transformadora, alimentar e metalomecânica”, frisou.
Maria Luísa Abrantes salientou que a assinatura destes acordos demonstra que os investidores privados continuam a acreditar num futuro próspero para o país.
O representante do grupo Bonjur, Nuno Catanas, informou que o projecto da empresa prevê a construção de uma fábrica de massa alimentar, que, apesar de ser do ramo alimentar, pertence à indústria transformadora.
Afirmou que a ideia é reduzir as importações de produtos e permitir que a produção nacional comece a crescer ao nível do sector alimentar, bastante importante para o mercado interno.
O grupo espanhol Himoinsa juntou-se ao grupo angolano Gema, que no quadro do projecto de investimento, rubricado nesta quinta-feira com a ANIP, vai apostar na manutenção de centrais termo-eléctricas.
Disse que a intervenção do grupo é nacional e vai “basear-se no projecto industrial na Zona Económica Especial de Viana, em Luanda, onde contam gerar, pelo menos, 200 novos postos de trabalho”.
A ANIP é a entidade governamental responsável pela execução da política nacional relativa ao investimento privado, sua promoção, coordenação e supervisão.