News & Announcements

16/08/2012: Angola "entrega" à Moçambique presidência do Conselho de Ministros

Angola "entrega" à Moçambique presidência do Conselho de Ministros
 

Maputo (Dos enviados especiais) – Angola "entregou"  nesta quarta-feira, em Maputo, à Moçambique a presidência do Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). 

O órgão que era presidido pela ministra angolana do Planeamento, Ana Dias Lourenço, passou  a ser dirigido pelo titular da pasta dos Negócios Estrangeiros e Cooperação moçambicano, Oldemiro Baloi. 

Ana Dias Lourenço disse que termina o mandato, de um ano, com o sentimento de dever cumprido, pelo reforço do processo de integração regional. 

A cerimónia de entrega de pastas decorreu no início da reunião do Conselho de Ministros, que prepara a agenda da 32ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governos da organização regional, marcada para sexta-feira e sábado, sob o lema “Corredores de desenvolvimento: veículos para a integração regional”. 

Fontes ligadas a organização do evento em Maputo indicam que os ministros vão abordar temas como as contribuições financeiras dos Estados membros e a proposta de orçamento anual, avaliado em 35 milhões e 300 mil dólares. 

A estratégia de mobilização de recursos e o seu reforço, bem como a gestão parcimoniosa de modo a optimizar o uso dos fundos para os programas de desenvolvimento são outras das questões da agenda. 

Devem ainda discutir para remeter a Cimeira de Chefes de Estados e de Governos a proposta de criação de um fundo para financiar os programas de desenvolvimento regionais, que contribuam para o bem-estar dos cidadãos da região. 

O dossier sobre a consolidação da União Aduaneira Regional como parte do processo de integração económica regional deve ser também analisado pelos ministros da organização e, caso haja consenso, endossá-lo aos estadistas da SADC. 

O plano director de infraestruturas, com destaque para eléctricas, transportes, telecomunicações, de abastecimento de água, estará também a mesa.

A auto-suficiência alimentar, exploração agrícola e de recursos naturais, programas de “desenvolvimento humano e social”, "Hiv-sida", “ciência, tecnologia e inovação”, “género e desenvolvimento” devem ser igualmente debatidos. 

O projecto de programa sobre “Desafios estratégicos, ameaças e oportunidades para a SADC a longo prazo: Visão SADC 2050”, proposta dos presidentes de Angola, José Eduardo dos Santos, de Moçambique, Armando Guebuza e da África do Sul, Jacob Zuma, na cimeira de Luanda, faz parte do dossier presente na reunião de ministros. 

Fazem parte da delegação angolana, para além de Ana Dias Lourenço, os ministros das Finanças, Carlos Alberto Lopes, e dos Transportes, Augusto Tomás, bem como o embaixador em Moçambique, Isaías Vilinga. 

Os secretários de Estado das Relações Exteriores, Rui Mangueira, e da Geologia, Minas e Indústria, Kiala Gabriel, bem como directores e quadros seniores de vários departamentos ministeriais angolanos participam também dos trabalhos preliminares da Cimeira.