News & Announcements

09/08/2012: Cimeira recomenda maior engajamento na resolução do problema da RDC

Cimeira recomenda maior engajamento na resolução do problema da RDC
 
Luanda – Os participantes da Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, realizada de 6 a 8 de deste mês, em Kampala (Uganda), recomendaram maior engajamento dos membros na resolução da crise que está a atravessar a República Democrática do Congo (RDC).
 
A informação foi avançada à Angop, em Luanda, pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti,   momentos após regressar de Kampala, onde representou, na referida Cimeira, o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.
 
De acordo com o ministro, chegou-se à conclusão da necessidade de todos os países membros mobilizarem recursos para ajudar os povos da RDC.
 
A propósito, revelou que a República do Ghana disponibilizou cerca de um milhão de dólares americanos, para contribuir no que for necessário para ajudar a solucionar os problemas.        
 
Por outro lado, disse o ministro, os demais países membros vão reagir a essa situação, para fazer com que o secretariado da Conferência Internacional dos Grandes Lagos e os parceiros possam encontrar formas de ter acesso às populações para dar alguma ajuda.
 
Georges Chikoti fez saber igualmente que no final do encontro foi adoptado um documento preparado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da Região, no qual contém o essencial que os países da região propuseram fazer, relativamente à situação actual da República Democrática do Congo.
 
A organização integra onze Estados membros, entre os quais Angola, República Democrática do Congo (RDC), República do Congo Brazzaville, Sudão, República Centro Africana (RCA), Ruanda, Burundi, Quénia, Tanzânia, Zâmbia e Uganda, que detêm a presidência.
 
A anteceder à Cimeira, realizou-se dia 6 deste mes, em Kampala, a reunião extraordinária do Comité Interministerial Regional (CIMR) da Conferencia Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL).
 
Neste encontro, Angola esteve representada por uma delegação chefiada pelo Secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores para os Assuntos Políticos, Manuel Domingos Augusto, e integrou ainda o vice-ministro da Defesa, Almirante Gaspar Rufino, e o coordenador nacional do Ministério das Relações Exteriores (Mirex) para os Grandes Lagos, Coimbra Baptista.