News & Announcements

06/08/2012: Ministra do Ambiente esperada em Yeosu

Ministra do Ambiente esperada em Yeosu
 
Yeosu (Dos enviados especiais) - A ministra do Ambiente, Fátima Jardim, é aguardada nos próximos dias em Yeosu, Coreia do Sul, onde deverá encabeçar uma delegação oficial angolana na cerimónia de encerramento da Expo 2012, informou hoje à Angop, fonte da comissão nacional no evento.
 
 
 
Segundo a mesma fonte, estão já em solo sul-coreano, desde esse domingo, o reitor da Universidade Agostinho Neto, Orlando da Mata, e o decano da Faculdade de Ciências, João Silva, que vão aproveitar a estadia para efectuar contactos oficiais com autoridades sul-coreanas.
 
Segundo a lista de convidados da comissão nacional, chegada à Angop, estão também nesse país, entre outros, o conselheiro do Ministério das Relações Exteriores, João Fortuna Pessela, e o vice-presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), Eliseu Gaspar.
 
 
Angola tem aproveitado a realização desse evento em Yeosu para promover a imagem do manatim (peixe boi) e o projecto Angola LNG (Gás Natural Liquefito).
 
A comissão nacional montou no certame uma galeria de exibição audiovisual como várias temáticas, tais como o Porto do Lobito (Benguela), os caminhos-de-ferro e a zona costeira de Angola, desde a foz do rio Cunene até à floresta do Maiombe (Cabinda).
 
 
Nessa Expo, em cujo lema nacional é “Angola: desenvolvimento sustentável, o nosso compromisso”, são também apresentados o programa do Grande Ecossistema Marinho da Corrente de Benguela (BCLME), que envolve Angola a Namíbia e África do Sul, e da Corrente da Guiné (GCLME), que integra 16 países, entre os quais Camarões, Gabão, Congo-Brazzaville e República Democrática do Congo (RDC).