News & Announcements

01/08/2012: Comunicação Social deve solicitar credenciamento 20 dias antes das eleições

Comunicação Social deve solicitar credenciamento 20 dias antes das eleições
Luanda - Os órgãos de Comunicação Social, nacionais e estrangeiros, devem solicitar o credenciamento dos jornalistas, à Comissão Nacional Eleitoral (CNE), 20 dias antes das Eleições de 31 de Agosto de 2012.
 
A informação foi avançada pela porta-voz da CNE, Júlia Ferreira, em declarações à imprensa, no final da 8ª sessão extraordinária, dirigida pelo presidente da instituição, André Silva Neto, realizada esta terça-feira, na Assembleia Nacional.
 
Segundo informou, a CNE não definiu o número de jornalistas, para facilitar uma cobertura eleitoral abrangente, a toda extensão do território nacional.
 
Deu a conhecer que o plenário aprovou o Regulamento sobre o credenciamento dos profissionais dos órgãos da Comunicação Social, que farão a cobertura das Eleições Gerais.
 
Por outro lado, frisou que a CNE quer evitar que os profissionais da Comunicação Social fiquem todos concentrados na província de Luanda, facilitando-os naorganização de equipas de trabalho para realizarem as suas missões em todo o país.
 
Salientou ser necessário que os jornalistas sejam distribuídos pelas províncias, de acordo com os respectivos círculos provinciais eleitorais, por considerar ser muito importante, porque vai evitar a existência de assimetrias na cobertura do processo eleitoral.
 
Por outro lado, deu a conhecer que foram aprovados dois Instrutivos, referentes a distribuição do armazenamento e recepção dos kits eleitorais e material logístico e ao estabelecimento de mecanismos para entrega e envio das actas e boletins de voto.