News & Announcements

13/07/2012: Ministro angolano das Relações Exteriores desenvolve diplomacia em Addis Abeba

Ministro angolano das Relações Exteriores desenvolve diplomacia em Addis Abeba

Addis Abeba (Do enviado especial) – O ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti, manteve em Addis Abeba (Etiópia), encontros com entidades de vários países estrangeiros, visando o reforço da cooperação com Angola.

Os encontros realizaram-se à margem da reunião de ministros das Relações Exteriores africanos, que preparam a XIX Cimeira de Chefes de Estado e de Governo a realizar-se de 15 a 16 do corrente na capital etíope.

Com o ministro indiano dos Negócios Estrangeiros, P.S. Ranghavan, Georges Chikoti falou do incremento da cooperação e da possibilidade deste país asiático investir na produção energética.

Numa outra audiência, abordou com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiro da Austrália, Richard Marles, o incremento das relações entre os dois países, com realce para a agricultura.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino do Butão, Lyonpo Dago Tahering, e o vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Bong Hyun Kim, solicitaram o apoio de Angola às suas candidaturas a membros não
permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

O ministro fez-se acompanhar nas audiências pelos embaixadores na União Africana e na Etiópia, Arcanjo Maria do Nascimento, na ONU, Gaspar Martins, e altos funcionários do seu gabinete e da embaixada na Etiópia.