News & Announcements

13/07/2012: CNE aprova dez mil e 349 assembleias de voto

CNE aprova dez mil e 349 assembleias de voto
Luanda – A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) aprovou em Luanda, na sua VII sessão extraordinária, um total de dez mil e 349 assembleias de voto, constituídas por vinte e cinco mil e 359 mesas de voto, correspondentes ao igual número de cadernos eleitorais.
No final da reunião, orientada pelo presidente da CNE, André Silva Neto, a porta-voz deste órgão, Júlia Ferreira, disse que no mapeamento das assembleias de voto foi também agregado o número total de eleitores, cifrado em
nove milhões, setecentos e cinquenta e sete mil e 671.
Explicou que trata-se de um mapa quantitativo das assembleias de voto que estabelece a localização por áreas geográficas, significando que a nível de toda a extensão do território nacional foi planificada a localização
das referidas assembleias.
Salientou que a sua planificação teve como critério as escolhas e opções que foram apresentadas pelos eleitores no período da actualização do registo eleitoral.
No entanto, a porta-voz esclareceu que o mapeamento não excluiu os cidadãos eleitores que não fizeram a escolha do seu local de voto.
Disse que o critério que foi adoptado para estas situações foi o da proximidade da assembleia de voto à área de residência.
Júlia Ferreira informou igualmente que as mesas de voto não terão limites relativamente ao número de mesas, mas em cada uma só pode haver até 500 eleitores.
A seguir ao mapeamento, a próxima tarefa será a preparação dos cadernos eleitorais, avançou a porta-voz.