News & Announcements

10/07/2012: CNE aprova plano de formação dos membros das mesas de voto

CNE aprova plano de formação dos membros das mesas de voto

Luanda – A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) aprovou nesta segunda-feira, em Luanda, o plano de formação dos membros das mesas voto, que será levado a cabo por um número estimado de 20 formadores, durante a sua VI sessão extraordinária, dirigida pelo presidente da instituição, André Silva Neto.

No final da reunião, a porta-voz da CNE, Júlia Ferreira, disse em declarações à imprensa que o referido plano de formação está previsto para hoje, dia 10 de Julho, que irá abranger os três níveis territoriais, designadamente nacional, provincial e municipal.

A plenária aprovou também o regulamento sobre as regras do sorteio para a distribuição dos tempos de antena para a propaganda dos candidatos às eleições, na Rádio Nacional de Angola (RNA) e Televisão.

Salientou que nos termos do referido regulamento será realizado um sorteio para aferir a ordem do posicionamento e distribuição dos tempos de antena das candidaturas das formações políticas concorrentes ao pleito.

Por outro lado, asseverou que a plenária apreciou e aprovou de igual modo a pauta do formador do manual dos membros das mesas de voto, um documento instrutivo e
orientador que vai definir as normas didácticas e pedagógicas que servirão de referência e orientação para os formadores fazerem o seu trabalho.

A formação de formadores nacionais para os membros das mesas de voto teve início hoje terça-feira e vai até ao dia 13 de Julho, numa cerimónia cujo certame decorrerá no Centro de Convenções de Talatona e será presidida pelo presidente da CNE, André da Silva Neto.