News & Announcements

10/07/2012: Campos satélites do Projecto Kizomba arrancam produção petrolífera no Bloco 15

Campos satélites do Projecto Kizomba arrancam produção petrolífera no Bloco 15

Luanda - A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol E.P.) e a Esso Exploration Angola (Block 15) Limited anunciaram nesta segunda-feira, num comunicado, o início de produção, este mês, da Fase 1 do Projecto Satélites do Kizomba no Bloco 15 do offshore angolano.

Prevê-se, prossegue o documento a que a Angop teve acesso, que a produção da Fase 1 dos satélites do Kizomba A e B venha a atingir um nível de produção de 100 mil barris de petróleo por dia e recuperar cerca de 250 milhões de barris dos campos Mavacola e Clochas, situados a 135 quilómetros da costa angolana, e numa
profundidade de água de aproximadamente mil e 380 metros.

A 1ͣ Fase do Projecto compreende a perfuração de dezoito (18) poços com a ligação submarina aos navios de produção, armazenagem e descarga (FPSO) existentes - Kizomba A e B, possibilitando, deste modo, a optimização da capacidade das instalações de produção do Bloco 15.

Esta fase do Projecto de Desenvolvimento dos Satélites do Kizomba A e B atingiu um nível de participação angolana elevado, tendo sido construídos no país quase todos os módulos do convés e equipamento submarino.

Sem indicar a data, o comunicado refere que o projecto foi concluído antes do calendário previsto e com um desempenho de segurança líder na indústria petrolífera.

A Esso Exploration Angola (Block 15) Limited é o operador da Concessão do Bloco 15 com 40% de participação e tem como associados a BP Exploration (Angola) Limited (26,67%), ENI Angola Exploration B.V. (20%) e a Statoil Angola Block 15 AS (13,33%). A Sonangol E.P. é a Concessionária.