News & Announcements

05/07/2012: Balanço da presidência de Angola na SADC é positivo

Balanço da presidência de Angola na SADC é positivo
Luanda – Angola teve um mandato positivo na presidência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) pelas múltiplas contribuições dada à região, considerou em Luanda, o secretário executivo adjunto para integração regional, João Caholo.
Segundo o responsável, durante o mandato de um ano, Angola conseguiu dar mostras da sua vontade e consistência de poder ajudar a sub-região a fazer realizações de grande vulto.
“Conseguiu demonstrar, com a realização de várias reuniões em Luanda, a sua vontade e comprometimento, tanto a nível dos Chefes de Estado como de ministros e isso revela o empenho”, disse o interlocutor da Angop.
Afirmou que Angola é um dos países que deu uma contribuição valiosa para a revisão do programa indicativo estratégico para o desenvolvimento regional.
Deu também subsídios para o processo de mediação política no Madagáscar, que permitiu à SADC dar saltos qualitativos em termos de institucionalização do gabinete de mediação naquele país.
Esclareceu que contribuiu com a sua quota-parte do orçamento.
Acrescentou que tudo isso é um esforço que Angola está engajada e acho que os países membros da SADC vão reconhecer o esforço do país.
O mandato para presidir a SADC é rotativo e anual. Moçambique é o país que vai suceder Angola.