News & Announcements

01/07/2012: Vice-presidente da República prestigia despedida das delegações aos jogos

Vice-presidente da República prestigia despedida das delegações aos jogos

Luanda - O vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, apresentou neste fim-de-semana, em Luanda, cumprimentos de despedida às delegações que participarão nos Jogos Olímpicos e Paralimpicos de Londres2012, respectivamente de 27 de Julho a 12 de Agosto, e 27 do mesmo mês a 9 de Setembro, em acto decorrido no Jardim da Cidade Alta.

Num “ritual” que se repete desde a primeira participação do país em jogos olímpicos, em Moscovo1980, em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o governante entregou a bandeira nacional à porta-bandeira aos jogos paralímpicos, Maria da Silva, velocista visual da classe T11.

Fernando da Piedade Dias dos Santos repetiu o gesto com a porta-bandeira para a cerimónia de abertura dos jogos olímpicos, a judoca Antónia de Fátima “Faia”, além de ter saudado individualmente os atletas de ambas delegações.

A meia-distância da selecção de andebol Marcelina Kiala foi indicada pelo Comité Olímpico para porta-bandeira da cerimónia de encerramento. O ambiente foi festivo, com música angolana e ginástica apresentada por 5
atletas do clube 1º de Agosto ,que apresentaram ginástica cartucionista baseada em gestos técnicos sentados em latas sobrepostas com mais de um metro de altura.

Seguiu-se o desfile de trajes para as porta-bandeiras de gala e de competição da delegação paralímpica e Olímpica confeccionados pela estilista Nadir Tati e Jorge Antunes.

Os profissionais da moda tiveram como instrumento de trabalho o pano tradicional samakaka e inspiraram-se na mulher do sul de Angola para os modelos.

Intervenções do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, do presidente do Comité Paralímpico e Olímpico, Leonel da Rocha Pinto, e, Gustavo da Conceição, respectivamente, deram lugar ao espaço livre
para música, conversa e de reencontros entre atletas "ausentes" nos últimos meses por força das competições e dos estágios.

A cerimónia de despedida juntou igualmente os porta-bandeiras ao longo das participações nos dois eventos que se disputam em datas diferentes, mas no mesmo país e nas mesmas instalações desportivas. Pelos paralímpicos desfilaram Ângelo Londaca (Atlanta1996), André Augusto (Sydney2000), Estefânia Matias (Atenas 2004) e José Sayovo (Pequim2008). Nos olímpicos Angola fará a oitava participação: Moscovo em 1980, Seul1988, Barcelona1992, Atlanta1996, Sydney 2000, Atenas2004 e Pequim2008, tendo desfilado a ex-nadadora Nádia Cruz, o antigo fundista João Ntyamba, o antigo basquetebolista Ângelo Vitoriano, as ex-andebolistas Palmira Barbosa,
Filomena Trindade e Elisa Weba.

O “ritual” de despedida terminou com figuras políticas, dirigentes desportivos, antigos praticantes, atletas das duas missões aos jogos, jornalistas e convidados, ouvindo música e trocando impressões.