News & Announcements

27/06/2012: CNE aprova regulamento do voto no exterior do país

CNE aprova regulamento do voto no exterior do país
Luanda – A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) aprovou em Luanda, durante a sua VI sessão extraordinária orientada pelo presidente da instituição, Silva Neto, o regulamento sobre o exercício do direito ao voto no exterior do país.
Segundo a porta-voz daquela instituição, Júlia Ferreira, que falava aos jornalistas no final do encontro, o referido regulamento estabelece que todos os cidadãos eleitores que se encontrem no estrangeiro podem exercer o seu direito nas missões diplomáticas e consulares da República de Angola.
Neste contexto, esclareceu que têm direito de votar no exterior, os cidadãos que se encontram no estrangeiro por várias razões e que estejam registados e regularmente inscritos nos cadernos de registo eleitoral.
Relativamente aos referidos cadernos, explicou que a CNE prevê a possibilidade de criar cadernos específicos, apenas para situações de votação antecipada e no exterior do país.
Salientou que nestes cadernos haverá textos em branco onde será anotado o nome do cidadão eleitor, o número do cartão, código da assembleia de voto e província onde fez o registo eleitoral, por forma a facilitar o procedimentos que a Lei orgânica sobre as eleições gerais estabelece.