News & Announcements

20/06/2012: Vice-presidente já no Brasil para Cimeira sobre desenvolvimento sustentável

Vice-presidente já no Brasil para Cimeira sobre desenvolvimento sustentável
Rio de Janeiro (Dos enviados especiais) – O Vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, chegou a meio da tarde desta terça-feira ao Brasil, onde vai participar na Cimeira Sobre Desenvolvimento sustentável “Rio+20”, organizada pelas Nações Unidas (ONU).
O governante representa o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, no fórum a decorrer de 20 a 22 deste mês, com o objectivo de discutir essencialmente temas como “a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “a estrutura institucional para o desenvolvimento”.
O Vice-presidente de Angola deverá discursar ainda no primeiro dia do fórum e deve destacar as políticas, o desenvolvimento sustentável e combate à pobreza, grau de implementação dos objectivos de desenvolvimento do
milénio no país e sobre o posicionamento de Angola sobre os problemas ambientais mundiais.
Em declarações à imprensa, nessa segunda-feira, a ministra do Ambiente declarou que Angola vai reafirmar o seu compromisso com a sustentabilidade no seu crescimento nos mais variados domínios.
Adiantou que com o alcance da paz, há dez anos, o país vive um novo momento político e está no evento para assegurar que pode contribuir para o bem-estar mundial.
Fátima Jardim disse ainda que, no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Angola apoia os esforços do Brasil para que a Cimeira Sobre Desenvolvimento Sustentável seja um êxito, apesar da ausência de algumas das grandes potências mundiais.
Fazem ainda parte da delegação angolana os Secretários de Estado das Relações Exteriores para a cooperação, Exalgina Gâmboa, da Agricultura, desenvolvimento rural e pescas, Amaro Tati, e de Energia e Águas, Luís Filipe.
Integram ainda os embaixadores no Brasil, Nelson Cosme, e na Tanzânia que também representa o país no Programa da ONU para o Ambiente, Ambrósio Lukoki, o reitor da Universidade Agostinho Neto, Orlando da Mata, bem como especialistas de vários ministérios e de organizações não governamentais, que participaram nas discussões preliminares da agenda da Cimeira.