Press Release

12/08/2011: HONOR FAREWELL RECEPTION FOR OUTGOING ANGOLAN AMBASSADOR JOSEFINA PITRA DIAKITE

 

EMBASSY OF THE REPUBLIC OF ANGOLA

 

2100-2108 16th STREET N.W. WASHINGTON, DC  20009

TEL: (202) 785-1156 . FAX: (202) 785-1258/822-9049

 

EUA: Parceiros despedem-se de Embaixadora cessante de Angola

Washington, 08/11/11 -  A Câmara de Comércio EUA-Angola e as companhias petrolíferas, Chevron e ExxonMobil, com o patrocínio de várias instituições norte-americanas como a Africa Society, Constituency for Africa e Think Thanks, organizaram ao fim da tarde do dia 10 de Agosto, num dos mais conceituados hotéis de Washington, D.C., uma cerimónia de despedida para homenagear a Embaixadora cessante de Angola nos EUA, Josefina Pitra Diakite.

Presentes ao evento estiveram representantes do Bureau África do Departamento de Estado norte-americano, membros do Congresso, do corpo diplomático acreditado nos EUA, bem como amigos, familiares, diplomatas desta Missão Diplomática e representantes da comunidade Angola aqui residente.

Josefina Pitra Diakite, apresentou os seus agradecimentos aos organizadores do evento, estendendo-os a Susan Page, Assistente Adjunta da Secretária de Estado Hillary Clinton, bem como a todos os funcionários do Bureau Africa, por todo o apoio que lhe foi prestado durante a sua missão,  augurando que o mesmo acolhimento e colaboração sejam prestados ao seu sucessor.

“Aproveito esta oportunidade para endereçar a minha  gratidão à Secretária de Estado Clinton, pela sua liderança, profissionalismo e compromisso pessoal para o reforço das relações entre os nossos dois países”, disse a diplomata Angolana na ocasião.

Por outro lado, Susan Page, enalteceu o papel jogado por Josefina Pitra Diakite, que “em muito contribuiu, enquanto representante do Gonerno angolano, para o reforço das relações bilaterais entre Angola e os EUA”, disse.

De entre os oradores destacamos, o congressista Donald Payne, alto membro do sub-comité dos assuntos internacionais, saúde global e direitos humanos, Jeannine Scott, Presidente da Câmara do Comércio EUA-Angola, Mamadou MBeye da Chevron e a representante da Boeing. Ambos nas suas alocuções enfatizaram o empenho pessoal da diplomata Angolana que fazendo face aos diferentes desafios, durante o exercício das suas funções, contribuiu para o alcance da nova era da cooperaçao bilateral entre Angola e os EUA.

Na sua intervenção de agradecimento, Josefina Pitra Diakite, enfatizou os instrumentos que se tornaram os pilares fundamentais das relações entre os dois países, com destaque para o estabelecimento do diálogo de parceria estratégica entre Angola e os EUA, que oferece um quadro alargado para que ambos os Governos possam engajar-se e discutir caminhos para a melhoria da cooperação em áreas específicas já bem definidas, sendo algumas delas a energia, agricultura, transportes, saúde e educação, visando a diversificação para além do petróleo.

Presente igualmente, esteve Francisco Cruz, Director Executivo da Câmara de Comércio Angola - EUA, que na sua intervenção para além de mencionar o apoio ao desenvolvimento do sector privado angolano, parabenizou a Embaixadora cessante, augurando êxitos na sua nova missão, pelo papel que Angola joga na região da SADC.

Da agenda de cerimónias de despedida da Embaixadora cessante de Angola nos EUA, destacamos no próximo dia 13 do corrente mês, a festa da comunidade Angolana, que terá lugar no Estado da Pennsylvan, cidade da Philadelphia, área de jurisdição do Estado de Nova Iorque, local onde reside o maior número de cidadãos Angolanos.

Recorde-se que no âmbito de um despacho Presidencial Josefina Pitra Diakite foi exonerada do cargo de Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária de Angola nos EUA e, simultâneamente, nomeada para idêntico cargo na República da África do Sul.

A diplomata Angolana apresentou formalmente as cartas credenciais ao então presidente dos EUA, George W. Bush aos 20 de Junho de 2001.

 

Press Office

Embassy of Angola to the USA

Washington, D.C.

August 11, 2011