News & Announcements

13/06/2012: Executivo garante total apoio à Comissão Nacional Eleitoral

Executivo garante total apoio à Comissão Nacional Eleitoral
Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, assegurou, em Luanda, a disponibilidade do Governo em agilizar a disponibilização de verbas previstas no orçamento para a Comissão Nacional Eleitoral preparar as eleições gerais de 31 de Agosto.
Neste quadro, José Eduardo dos Santos, que falava na abertura da V reunião ordinária do Comité Central do MPLA, lembrou que a CNE deve preparar os Cadernos Eleitorais onde estarão os nomes dos que vão votar e indicar os locais onde estarão situadas as Assembleias e as cerca de doze mil Mesas de Voto.
Deve também distribuir nesses locais os referidos Cadernos Eleitorais, de acordo com as localidades ou bairros escolhidos pelos eleitores para exercerem o seu direito de voto.
A Comissão Nacional Eleitoral vai ainda cuidar igualmente da confecção dos Boletins de Voto e das Urnas para arrecadação dos votos, assim como de todas as questões referentes à logística eleitoral.
"O Governo já manifestou a sua disponibilidade para apoiá-la neste domínio e no da segurança e para agilizar a alocação das verbas previstas no Orçamento Geral do Estado para o processo eleitoral", assegurou o
Presidente.
José Eduardo dos Santos recordou igualmente que, nos termos da Constituição da República, o mandato dos membros do Parlamento e do Executivo termina no próximo dia 30 de Setembro.
Fazendo ainda alusão à Constituição, o Chefe de Estado disse que a eleição para a escolha dos deputados da nova Legislatura e do Presidente da República e Chefe do Executivo deve ter lugar no mínimo trinta dias antes do
fim daquele mandato.