News & Announcements

13/06/2012: Ministra do Comércio chefia delegação angolana ao Fórum do AGOA 2012

Ministra do Comércio chefia delegação angolana ao Fórum do AGOA 2012
Washington – A ministra angolana do Comércio, Maria Idalina
Valente, está nos EUA, onde participou hoje na reunião do Grupo Consultativo dos
Ministros Africanos do Comércio, no âmbito do 11º fórum anual sobre Comércio e
Cooperação Económica EUA-África Subsariana.
No âmbito da Lei de Crescimento e Oportunidades para África, o Fórum do AGOA, com periodicidade anual, realiza-se até ao dia 22 de Junho, em duas cidades norte-americanas: Washington, D.C. e Cincinatti, Estado de Ohio.

À margem da reunião do Grupo Consultativo dos Ministros Africanos do Comércio, a ministra Idalina Valente manterá encontros com Ron Kirk, representante dos EUA para o Comércio (USTR), e com o seu homólogo da
África do Sul.

Com a inclusão recentemente do Sudão do Sul, os países elegíveis do AGOA perfazem um total de 41 membros.

A República de Angola tornou-se membro elegível do AGOA em Janeiro de 2004. É o segundo país da África Subsariana beneficiário do AGOA que mais exporta para os EUA. Em 2011, as exportações angolanas para os EUA
totalizaram 13.8 biliões de dólares. 98.7 porcento equivalem a petróleo e seus derivados.

A delegação angolana será agraciada quinta-feira com um jantar de boas-vindas pela Câmara de Comércio EUA/Angola.
A comitiva integra Domingas Martins, directora das relações bilaterais do Ministério do Comércio, Kiala Pierre, director da cooperação internacional do Ministério da Energia e Águas, Agostinho Duarte do Ministério
da Agricultura, Teófilo Nicolau do Ministério do Planeamento, Desiré Zinga do Desk/EUA do Mirex e um alto funcionário do Ministério dos Petróleos.
Integram igualmente a delegação angolana os representantes comercial e da ANIP e diplomatas da Embaixada de Angola nos Estados Unidos da América.
A actividade foi precedida pela reunião de peritos dos países membros, que decorreu nos dias 11 e 12.
A agenda da reunião do Grupo Ministerial Africano do AGOA, incluiu, além a passagem da presidência da Zâmbia para a Etiópia e a discussão e aprovação do relatorio dos especialistas.
No periodo da tarde do dia de hoje, os ministros africanos do comércio, participaram num encontro num encontro subordinado ao tema " 12 Anos de AGOA: Um olhar para o passado e para o futuro (12 Years of Agoa: Looking Back, Looking Forward), onde foram principais oradores Erastus Mwencha, presidente adjunto da UA e Ron Kirk, representante dos EUA para o comércio. O evento serviu para analisa o futuro e potencial do AGOA.
O evento prossegue nos dias 14 e 15 de Junho, com um encontro ministerial com sessões plenárias em que as elegações ministeriais dos países africanos representados se debruçaram sobre vários temas, dos quais se destacam o impacto das infra-estruturas africanas na capacitação do comércio, o seu aperfeiçoamento para a promoção e aumento do comércio internacional, saúde, energia renovável, transportes, bem como o seu impacto no sucesso económico da mulher.
Simultaneamente, decorre até 15 de Junho a conferência da sociedade civil. Este ano, é organizada pela organização norte-americana “Civil Society Network” (Rede da Sociedade Civil).
Em Cincinatti, decorrerá de 21 a 22 de Junho de 2012 a reunião de negócios do sector público e privado que se centrará no desenvolvimento de infra-estruturas relacionadas com os sectores da energia, transportes e saneamento básico.
Nesta missão empresarial, os participantes receberão informações sobre os programas governamentais e serviços dos EUA, para facilitar o investimento. A troca de experiências e o estabelecimento de novas parcerias marcarão o certame, onde participarão membros da Câmara de Comércio Angola/EUA.