News & Announcements

11/06/2012: Angola participa no Fórum do AGOA

Angola participa no Fórum do AGOA
 
Washington – Uma delegação angolana participa de 12 a 14 de Junho no 11º Fórum anual sobre Comércio e Cooperação Económica EUA-África Subsariana que se realiza em Washington.
Além do encontro de oficiais seniores e peritos, durante o fórum realiza-se a reunião do Grupo Consultivo Ministerial Africano do AGOA.
Antes do final do mês, os empresários africanos participantes no Fórum 2012, incluindo membros da Câmara de Comércio Angola/EUA, terão a oportunidade, na cidade de Cincinati, Estado norte-americano de Ohio, de estabelecer contacto com empresários norte-americanos para troca de experiências e estabelecimento de parcerias.
Sob o tema Melhoramento das Infra-estruturas Africanas para o Comércio, o evento, que se realiza no contexto da Lei de Crescimento e Oportunidades para África (AGOA), visa promover o desenvolvimento económico da África Subsariana e centrar-se no desenvolvimento das infra-estruturas africanas de apoio e promoção do comércio.
A componente ministerial do Fórum do AGOA 2012, incidirá no desenvolvimento de infra-estruturas em África, que apoiem e promovam o comércio em torno de quatro objectivos principais: Desenvolvimento dos sectores de transportes, energia, telecomunicações e outros, para a melhoria da competitividade no continente e promoção da integração comercial entre os EUA e a África Subsariana.
Outros objectivos são o ambiente de negócios e regulação efectiva de infra-estruturas de sectores chave que promovem o investimento e a redução de custos; avanço dos esforços regionais de integração económica, promovendo a harmonização da regulamentação, facilitação do comércio e desenvolvimento estratégico de corredores de transporte regional, e a capacidade de produção regional que igualmente promova a integração dos mercados e o destaque das oportunidades comerciais para empresas americanas e os benefícios das exportações americanas de produtos relacionados com as infra-estruturas, incluindo parcerias público-privadas na África subsariana.
No fórum, prevê-se a presença de mais de 600 participantes, incluindo oficiais seniores africanos e norte-americanos, bem como representantes do sector privado e da sociedade civil.
O AGOA representa uma progressiva política comercial dos EUA e investimentos para o continente a trabalhar para reduzir as barreiras ao comércio, aumentar as exportações diversificadas, criar empregos e expandir as oportunidades para os africanos. AGOA oferece preferências comerciais de 40 países da África Subsariana africanos que estão a fazer progressos nas reformas económicas e políticas.
Angola tornou-se membro elegível do AGOA em Janeiro de 2004. É o segundo país da África Subsariana beneficiário do AGOA que mais exporta para os EUA. Em 2011, as exportações angolanas para os EUA totalizaram 13.8 biliões de dólares (um dólar equivale a 95,588). 98.7 porcento equivalem a petróleo e seus derivados.