News & Announcements

11/06/2012: Reunião de ministros promove concertação de políticas

Reunião de ministros promove concertação de políticas
 
Luanda - A reunião dos Ministros do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai promover a concertação política entre os Estados membros, em matérias inerentes ao desenvolvimento do sector.
A informação foi avançada hoje, segunda-feira, à Angop, pelo porta-voz da reunião dos pontos focais, Cláudio de Azevedo.
De acordo com o porta-voz, haverá a definição de instrumentos específicos para o desenvolvimento e a coordenação e monitorização das acções do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, nos estados membros da CPLP.
Adiantou ainda que na proposta do regimento que regula a reunião de ministros responsáveis pelo Ensino Superior, Ciência e Tecnologia tem como objecto a definição do modo de organização e funcionamento da reunião.
A reunião ministerial é composta pelos responsáveis do ensino superior, ciência e tecnologia, em conformidade com a legislação interna de cada estado membro.
O encontro, que culmina nesta terça-feira, 12, com a reunião dos ministros do sector vai analisar o nível de participação dos estados membros no centro de excelência em ciências básicas de nível 2 para a formação avançada de cientistas de países de língua portuguesa, recentemente criado sob os auspícios da Unesco.
Participam do evento, que tem como objectivo o engajamento dos estados membros, os titulares da pasta e ou seus representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.