News & Announcements

11/06/2012: Mais de 160 quilómetros de estrada entre Cacula/Caconda serão inaugurados

Mais de 160 quilómetros de estrada entre Cacula/Caconda serão inaugurados
 

Lubango - Cento e 68 quilómetros de estradas que ligam o município da Cacula, Caluquembe e Caconda, norte da província da Huíla, totalmente reabilitadas e asfaltadas, serão nesta terça-feira, inauguradas pelo Ministro do Urbanismo e Construção, Fernando Fonseca.

 A informação foi neste domingo, prestada à Angop, no Lubango, pelo chefe de divisão de obras do Instituto Nacional de Estradas de Angola na Huíla (INEA), Pascoal Soca Dongue, informando que as obras tiveram inicio em 2008 e terminaram no principio deste ano. 

Pascoal Dongue disse que o ministro vai primeiramente inaugurar 24 quilómetros, entre a sede da Cacula até a comuna da Negola (Caluquembe), seguido outros 42 Negola/Caluquembe terminado os 84 km entre Caluquembe, Cusse e Caconda.

 O interlocutor disse que a empreitada a cargo da empresa Angolaca e PlanaSul está orçada em 40 milhões e 608 mil dólares norte-americanos.

 Disse ainda que a estrada possui nove metros de largura, mais dois de berma, assim como cinco centímetros de espessura e totalmente sinalizada.

 Para além da estrada, o chefe de divisão de obras do Instituto de Estradas de Angola (INEA) informou que o ministro, Fernando da Fonseca, procederá igualmente a inauguração da ponte de betão armado sobre o Rio Colui, sector da Vila Branca, comuna de Negola, com 74 metros de comprimento e nove de largura. A ponte suporta 150 toneladas.

Antes da inauguração desta via, o ministro fez a abertura dos 22 quilómetros do ramal entre estrada nacional 350 a sede do município dos Gambos (Chiange).