News & Announcements
05/06/2012: Reforço da capacidade institucional constitui preocupação do executivo
Luanda - O reforço das capacidades institucionais do aparelho de Estado constitui uma preocupação do executivo angolano, afirmou em Luanda, o ministro de Estado e da Coordenação Económica, Manuel Vicente.
De acordo com o ministro, que falava no acto da inauguração do Sistema Integrado de Informação do Ministério do Comércio (SIMINCO), o reforço das capacidades institucional, vai permitir melhor gestão e seguimento do sistema em vigor.
Considerou que a ferramenta inaugurada vai ser uma mais-valia, pela tecnologia que nela suporta, tendo em conta a capacidade de actuação contrariamente da que existia.
Afirmou tratar-se de uma evolução substancial, que vai exigir dos utilizadores e dos beneficiários uma mudança de actuação em termos de metodologia de trabalho, em relação aos métodos anteriores.
Manuel Vicente apelou aos técnicos, uma colaboração recíproca dada a complexidade do novo sistema para garantir sucesso na sua aplicação e melhor servir os cidadãos.
“Como toda mudança, vamos encontrar alguns problemas, e quando se trata de mudança não há unanimidade”, considerou o ministro de Estado e da Coordenação Económica.
Pediu aos profissionais, maior entrega e desempenho na nova tecnologia, para que ela seja implementada com propriedade e tornar mais céleres as licenças das actividades comerciais, como de importação.
“Trata-se de uma ferramenta bastante avançada alicerçada em alta tecnologia, no qual a formação de quadros deve ser uma prioridade”, afirmou.
Defendeu a continuidade de investimento nos Sistemas de Comunicações que apoiam a estrutura e na evolução de toda tecnologia informática, que suporta o sistema.