News & Announcements

03/06/2012: INE procede actualização da carta cartográfica do município do Cazenga

INE procede actualização da carta cartográfica do município do Cazenga
Luanda- Agentes cartógrafos do Instituto Nacional de Estatística (INE) procedem a partir desta segunda-feira a recolha de dados para a actualização do mapa cartográfico do município do Cazenga, em Luanda, no âmbito das acções de preparação do Censo Populacional e Habitacional a ter lugar em 2013.
Segundo o coordenador da subcomissão de cartografia, Benjamin Afonso, que avançou a informação à Angop, os técnicos vão ao Cazenga depois de terem efectuado igual trabalho no distrito da Maianga no arranque do processo
na província de Luanda.
“As 22 equipas constituídas na província de Luanda, com cinco elementos cada, vão agora passar pelas ruas do município do Cazenga”, precisou.
Referiu que tendo em conta a importância do trabalho em curso é fundamenta, mais uma vez, a colaboração da população, em geral, e particularmente, dos coordenadores das comissões de moradores para ajudar e facilitar a missão dos agentes cartógrafos.
Recenseamento Geral da População e Habitação é uma operação  estatística complexa que visa fornecer informações de referência sobre as características da população (demográficas, económicas e sociais) e das famílias, essenciais para um planeamento, pesquisas e tomada de decisões administrativas e políticas eficazes.
Angola não realiza recenseamento geral da população e habitação desde 1970 (época colonial). As Nações Unidas recomendam que os países devem fazê-lo, pelo menos, de 10 em 10 anos.