News & Announcements

31/05/2012: Presidentes de Angola e Zâmbia analisam estado das relações bilaterais

Presidentes de Angola e Zâmbia analisam estado das relações bilaterais

Luanda   - Os Presidentes de Angola e da República da  Zâmbia, José Eduardo dos Santos e Michael Sata, respectivamente, analisaram nesta quinta-feira, em Luanda o estado das relações bilaterais.

Durante um encontro de cerca de uma hora ambos os interlocutores passaram em revista aspectos ligados à conjuntura africana e internacional.

Os dois estadistas debruçaram-se sobre a situação da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a qual  ambos os países pertencem, juntamente com a África do Sul, Botswana, Namíbia, Tanzânia, República
Democrática do Congo, Ilhas Maurícias, Ilhas Seychelles, Malawi, Swazilândia, Lesoto, Zimbabwe, Madagáscar e Moçambique.

O Presidente da Zâmbia, Michael Sata, chegou esta quarta-feira a Luanda, a fim de participar, de 31 de Maio a 1 de Junho, na Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC.

O encontro de Luanda, que abordará questões relacionadas com o processo de integração regional, prevê reuniões da Troika (Angola, Moçambique e Namíbia), do Conselho de Ministros da SADC e do Órgão para a Cooperação nas áreas de Política e Defesa e Segurança.

Questões políticas como a crise do Madagáscar e o relatório da Troika sobre a campanha da SADC à presidência da Comissão da União Africana estarão também na mesa de discussões.