News & Announcements

31/05/2012: Ministros da SADC recebem informação sobre Cimeira Extraordinária

Ministros da SADC recebem informação sobre Cimeira Extraordinária

Luanda – A presidente do Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Ana Dias Lourenço, informou nesta quinta-feira aos demais membros organização, presentes em Luanda, sobre o conteúdo da Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo, a decorrer hoje, sexta-feira na capital
angolana.

No final do encontro, Ana Dias Lourenço disse, à imprensa, que a reunião não foi um Conselho de Ministros
preparatório da cimeira de sexta-feira, pelo facto dos estatutos da SADC não preverem este procedimento quando se trata de cimeiras extraordinárias.

“Aproveitamos a presença de membros do Conselho de Ministros da organização, que se encontram em Luanda,
integrados nas delegações dos respectivos Chefes de Estado e de Governo, para trocar opiniões sobre as matérias que serão tratadas na cimeira”, frisou.

Quanto à agenda da reunião dos Chefes de Estado e de Governo, Ana Dias Lourenço afirmou que, entre outros
assuntos, figura a situação política da região, o processo de integração económica regional, numa visão a longo prazo, bem como a posição a adoptar pela SADC na próxima Cimeira da União Africana.

A agenda inclui também, prosseguiu a governante, a abordagem do plano director de desenvolvimento das infra-estruturas na região da SADC e informação sobre a constituição do fundo de desenvolvimento da organização.

Questões políticas como a crise do Madagáscar e o relatório da Troika sobre a campanha da SADC à presidência da Comissão da União Africana estarão também na mesa de discussões.

Integram a SADC Angola, África do Sul, Botswana, Namíbia, Tanzânia, República Democrática do Congo,
Ilhas Maurícias, Ilhas Seychelles, Malawi, Swazilândia, Lesoto, Zimbabwe, Madagáscar, Moçambique e Zâmbia. Angola assumiu a presidência da SADC em Agosto de 2011.