News & Announcements

28/05/2012: Criadas condições para implementação da reconversão do Cazenga

Criadas condições para implementação da reconversão do Cazenga

Luanda – O director do Gabinete Técnico de Reconversão Urbana do município do Cazenga e dos distritos do Sambizanga e Rangel, Bento Soyto, afirmou em Luanda, que estão criadas as condições para a implementação do plano director para a requalificação destas localidades.

Falando à imprensa, no final de um encontro com representantes das comunidades visadas para a apresentação do objectivo do programa, o responsável fez saber que é objectivo destes encontros colher comentários, pressões, perspectivas e preocupações no sentido do plano poder enquadrar e responder ao contexto e identidade de todos.

“Após a recolha destas contribuições marcamos este encontro de balanço com vista a apresentar a visão e o conceito final ou consensual do projecto que vai garantir o início da elaboração deste plano director que deve
estar assente na participação de todos”, referiu o responsável.

Considerou que a interacção com o público começou em Março deste ano e contou igualmente com a participação da sociedade civil e instituições públicas.

“A partir de agora temos em mãos os instrumentos, as contribuições, meios técnicos, humanos, financeiros, entre outros que, de alguma forma, têm algo positivo a emprestar ao projecto”, disse.

Segundo disse, além da elaboração do plano director geral haverá um plano das infra-estruturas, outro para sua implantação e um terceiro  de gestão e manutenção das infra-estruturas a serem criadas.

Para Bento Soyto, outro propósito do encontro é fazer com que as pessoas tomem conhecimento do que está a acontecer e que o Gabinete de Reconversão receba contribuições da comunidade.

Em Janeiro de 2012, o Gabinete Técnico de Reconversão Urbana do Cazenga e Sambizanga assinou o contrato para elaboração do Plano Director dos municípios do Cazenga, Sambizanga e Rangel com a empresa Surbana. Trata-se de uma empresa pública da Singapura, que é responsável por todo processo de reconversão urbana e desenvolvimento urbano deste país asiático, que é um exemplo de grande referência mundial.