News & Announcements

22/05/2012: CNE elege presidente interino em substituição de Suzana Inglês

CNE elege presidente interino em substituição de Suzana Inglês
Luanda – O plenário da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) elegeu por unanimidade, o comissário nacional Edeltrudes Costa, para o cargo de presidente interino da instituição, em substituição de Suzana Inglês.
A informação foi avançada pela porta-voz da CNE, Júlia Ferreira, em Luanda, no termo da sessão extraordinária, precisando que essa formalidade foi feita ao abrigo da lei orgânica 12/12 de 13 de Abril, sobre a orientação e funcionamento da instituição.
“Na sequência do acórdão proferido pelo Tribunal Supremo, que decretou a invalidade do concurso público que designou a presidente Suzana Inglês, os membros da CNE convocaram o plenário para designar o seu substituto”, rematou em declarações à imprensa.
Acrescentou que esta posição tem a ver com a prevalência do interesse público, por um lado, e por outro, pela necessidade de se dar continuidade à organização dos actos preparatórios conducentes ao pleito eleitoral que se avizinha.
Júlia Ferreira explicou que nos termos da lei, essa substituição temporária não poderá ser superior a um período de trinta dias.
O Tribunal Supremo tornou público, na semana finda, um acórdão que anula o concurso público realizado pelo Conselho Superior da Magistratura, no âmbito do provimento de Suzana Inglês para a presidência da CNE.
Entretanto, o Conselho Superior da Magistratura Judicial abriu nesta segunda-feira um novo concurso público curricular para o provimento do lugar de presidente da CNE, em conformidade com a Lei Orgânica sobre as
Eleições Gerais.