News & Announcements

15/05/2012: Defendida facilidades para deficientes em locais públicos

Defendida facilidades para deficientes em locais públicos
 
Luanda - O director provincial de Trânsito, Tráfego e Mobilidade, Jorge Bengue, defendeu, em Luanda, a necessidade de criação de meios que facilitem a acessibilidades de portadores de deficiência física em instituições públicas.
Em declarações à Angop, o responsável manifestou a necessidade de os transportes públicos possuírem rampas portáteis ou elevadores para facilitar a entrada e saída dos deficientes.
“O nosso direccionamento vai em melhorarmos a acessibilidade dos deficientes físicos em estabelecimentos como escolas, hospitais e lugares de estacionamento na via pública reservados para os portadores de deficiência”, sublinhou.
Fez saber que a Direcção Provincial de Trânsito, Tráfego e Mobilidade do Governo Provincial de Luanda (GPL) e a Associação Nacional dos Deficientes de Angola (ANDA) têm mantido encontros conducentes à abordagem da facilitação do acesso de deficientes em locais públicos.
Dentre as várias questões, os respectivos encontros têm abordado algumas irregularidades que existem a nível das infra-estruturas viárias, concretamente dos passeios, bem como recolha de sugestões em termos de acções que o GPL pode adoptar para tornar a problemática da mobilidade dos deficientes em Luanda mais facilitada.
Fez saber que a empresa de Transportes Colectivos Urbanos de Luanda (TCUL) possui mais de dez veículos equipados e adaptados com mecanismo para facilitar a subida e descida dos deficientes.