News & Announcements

14/05/2012: Ministro defende reformulação e qualificação do mercado de emprego

Ministro defende reformulação e qualificação do mercado de emprego
Luanda - O ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, António Pitra Neto, afirmou hoje, segunda-feira, em Luanda, ser necessário reformular, qualificar, revitalizar e proteger com visão mais
ousada de utilidade e prioridade e com instrumentos mais consentâneos o mercado do trabalho e do emprego nacional.
O governante fez essa afirmação durante a abertura do encontro sobre “Dados numéricos do mercado de Emprego”, realizado pelo Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (MAPESS).
De acordo com o ministro, a mão-de-obra e os quadros nacionais devem estar na primeira linha no preenchimento das ofertas de emprego, proporcionados pelo crescimento económico do país.
“Este é um imperativo programático que todos devemos, com responsabilidade, realismo e efectividade, aplicar e fazer aplicar ”, acrescentou.
Segundo o titular do MAPESS, os mercados nacionais do trabalho e do emprego enfrentam desafios de como enquadrar a mão-de-obra, com o necessário cuidado e utilidade, em países como Angola, onde a taxa de ocupação
laboral da força de trabalho activa é predominantemente constituída pelo grande número de cidadãos e famílias envolvidas em actividades auto-remuneradas.
Como aperfeiçoar e reforçar as medidas para atenuar ou desalentar a migração interna em direcção aos centros urbanos, prejudicando o melhor aproveitamento das oportunidades laborais onde as mesmas se revelam,
retardando a reconstrução das localidades no interior, constam igualmente dos desafios que o mercado de emprego enfrenta.
“A complexidade e as exigências dos desafios que se colocam em sede da geração e manutenção de emprego no mundo actual, apresentam-se com uma dimensão ainda mais agravada em economias de países pós-conflito, como é o caso de Angola”, referiu.
O encontro tem como objectivo a troca de experiências no tratamento de dados numéricos do mercado de emprego, consolidar os procedimentos relativos a recolha de tratamento dos dados numéricos do mercado de emprego, bem
como avaliar a evolução dos dados numéricos do mercado de emprego dos sectores de 2009/2012.
No encontro, que tem o seu encerramento previsto para terça-feira, participam directores dos Gabinetes de Estudos, Planeamento e Estatística, directores provinciais da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, responsáveis dos serviços provinciais do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (Inefop), entre outros.