News & Announcements

14/05/2012: Reinaugurada Barragem Hidroeléctrica das Mabubas

Reinaugurada Barragem Hidroeléctrica das Mabubas

Caxito - O aproveitamento hidroeléctrico das Mabubas, localizada nos arredores dacidade de Caxito, província do Bengo, com capacidade de 26,8 Mega watts (Mw), foi inaugurado hoje, segunda-feira, pelo ministro de Estado e da Coordenação Económica, Manuel Vicente.

A barragem, cuja obras de reabilitação e ampliação da sua capacidade de produção energética estiveram a cargo da construtora chinesa GHCB-Angola, conta com uma linha de transmissão de 60 kilovolts (Kv) para província de Luanda.

As obras do projecto, financiadas pela empresa chinesa Kanazuri Electric, ficaram orçadas em 21.773.769,49 dólares e duraram dois anos.

A barragem, situada sobre o rio Dande, prevê produzir 153.600 Mwh/ano.

Durante a execução das obras foram envolvidos 125 trabalhadores angolanos e 90 chineses.

As principais áreas do projecto que beneficiaram de obras de reabilitação foram a barragem, tomadas de água, chaminé de equilíbrio, condutas forçadas e casa de forças, devidamente equipadas com material alta qualidade.

A barragem vai gerar energia suficiente para cobrir na ordem dos 100 porcento as necessidades energéticas da cidade de Caxito e o município dos Dembos,província do Bengo.

O aproveitamento hidroeléctrico das Mabubas já funciona em fase experimental desde Fevereiro de 2012.

A Barragem Hidroeléctrica das Mabubas foi destruída duas vezes durante o período da guerra, na década de 1980 e em 1992, respectivamente, na época possuía uma capacidade instalada de 17 Mw, actualmente ampliada para 26,8 Mw.

Participaram da cerimónia o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, o secretário de Estado da Energia, Joaquim Ventura, governador provincial do Bengo, João Bernardo de Miranda, directores nacionais do sector da Energia e Águas, entidades religiosas, líderes tradicionais, entre outras entidades convidadas.