News & Announcements

22/04/2012: Paulo Kassoma em Blantire para as exéquias fúnebres de Bingu wa Mutharika

Paulo Kassoma em Blantire para as exéquias fúnebres de Bingu wa Mutharika

Blantire (Do enviado especial) – O presidente da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma, encontra-se já na cidade de Blantire, para assistir as exéquias fúnebres do Chefe de Estado do Malawi, Bingu wa Mutharika, falecido no último dia 5 de Abril, por doença.

Á sua chegada, Paulo Kassoma, que vai representar o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu cumprimentos de boas vindas das autoridades malawis e honras militares, no Aeroporto Chileka.

O líder parlamentar vai deste modo juntar a sua consternação a de milhares de malawis que desde sexta-feira última velam os restos mortais do Bingu wa Mutharika no Palácio Presidencial Sanjika, na colina da cidade, onde encontra-se uma multidão.

Em declarações à imprensa, o embaixador de Angola em Moçambique, Isaías Jaime Vilinga, lamentou a morte do estadista, referindo que a África e a SADC, em particular, ficou diminuída pelo passamento físico do
Presidente do Malawi, aos 78 anos.

Apelou aos cidadãos do Malawi a continuarem a trabalhar para o fortalecimento da reconciliação nacional e a manterem-se unidos em torno desta perda.

Os restos mortais de Mutharika, expostos ao público, desde sexta-feira, serão transferidos hoje para Ndata Farm, sua fazenda privada, localizada em Tchyolo, onde nasceu, para as exéquias fúnebres na segunda-feira.

A urna do presidente será depositada, no mesmo dia, ao lado da de sua primeira esposa, Ethel Merman, falecida em 2007, num mausoléu que estadista havia mandado construir, na sua fazenda.

Os Presidentes Robert Mugabe (Zimbabwe), Jacob Zuma (África do Sul), Mwai Kibaki (Quénia), Jakaya Kikwete (Tanzânia), Armando Guebuza (Moçambique), Thomas Boni Yayi (Benin), Hipikepunye Pohamba (Namíbia)
confirmaram a sua presença nas exéquias de Mutharika.

Assitirão igualmente a cerimonia representantes da Sadc, União Africana, e de outras organizações internacional. Brightson Webster Ryson Thom, conhecido por Bingu wa Mutharika, nasceu no distrito de Tchiolo, província de Lolongwe, a 24 de Fevereiro de 1934, tendo sido eleito presidente do Malawi em 2004.

O estadista, que cumpria o seu segundo mandato, após reeleição em 2009, fez seus estudos na Zâmbia, Índia e nos Estados Unidos da América, onde obteve doutoramento em económica.

A Repúplica do Malawi é uma país da África Austral, limitado a norte e leste pela Tanzânia, a leste, sul e oeste por Moçambique, e a oeste pela Zâmbia. Parte do país é banhado pelo Lago Niassa.

O país possui 14 milhões de habitantes, e a sua principal actividade económica é a agricultura, com destaque para o tabaco, bem como o turismo.

Na sequência da morte do presidente Mutharica, assumiu o cargo de presidente do pais, Joice Banda, então vice-presidente da republica, por imperativos da constituição.