News & Announcements

20/04/2012: Angola assina declaração sobre alterações climáticas e gestão de solos

Angola assina declaração sobre alterações climáticas e gestão de solos

Windhoek – A ministra angolana do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Cândida Teixeira, assinou quarta-feira, em Windhoek, Namíbia, uma declaração conjunta para a implementação do Centro de África Austral de Ciência
e Serviços de Adaptação às Alterações Climáticas e Gestão Sustentável dos Solos "SASSCAL".

O acto decorreu durante uma reunião realizada a propósito e foi assinado igualmente pelos ministros da  Alemanha, Botswana, Zimbabwe e Namíbia.

Envidar esforços para consolidar as iniciativas existentes sobre alterações climáticas e gestão sustentável dos solos na África Austral constituem um dos objectivos do SASSCAL.

Os signatários declararam assegurar a cooperação e o fortalecimento da capacidade científica regional nos domínios da agricultura, biodiversidade, ambiente, florestas e água.

Segundo eles, o SASSCAL será constituido inicialmente por cinco países fundadores, que funcionará em rede, cujo secretariado deverá estar sedeado na República da Namíbia.

Comprometeram-se em elaborar um acordo jurídico-legal da constituição da SASSCAL que será assinado pelas entidades a designar pelas partes, no dia 31 de julho do corrente ano.

Os dirigentes reconheceram que a cooperação cientifica proposta visa abordar as questões mais importantes sobre a segurança alimentar, redução da pobreza, aspectos ambientais e socioeconomico, e uma gestão dos solos e desenvolvimento sustentável.

Consideram que o desenvolvimento científico e a cooperação tecnológica devem ser um benefício mútuo e duradouro para todos os países membros.

O Governo alemão comprometeu-se a disponibilizar o financiamento inicial para apoiar o desenvolvimento de prestação de serviço e investigação.