News & Announcements

20/04/2012: Ministra italiana do Interior considera visita "frutífera e significativa"

Ministra italiana do Interior considera visita "frutífera e significativa"

Luanda – A ministra italiana do Interior, Anna Maria Cancellier, considerou em Luanda, que a sua visita de 48h00 a Angola foi bastante frutífera e significativa, porque foi mais um passo rumo ao incremento das relações de amizade e de cooperação entre os dois países.

Em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, quando regressava para o seu país, a governante italiana realçou que as relações entre Angola e a Itália são bastante antigas, mas que devem ser dinamizadas e diversificadas.

Segundo a governante, “Angola vive 10 anos de paz e democracia plena. É um país estável e está em franco desenvolvimento”.

Explicou que durante a sua permanência no país foi possível assinar com as autoridadesangolanas um “Acordo Quadro” no domínio do Interior.

Annamaria Cancellier revelou que esse acordo vai se consubstanciar no fortalecimento da segurança, combate ao terrorismo, ao crime organizado, narcotráfico, imigração ilegal, criminalidade económica, tráfico de seres humanos e combate a outrosfenómenos que afectam negativamente a segurança quer de Angola como da Itália.

De igual modo, salientou que é importante a troca de informações e colaboração entre as polícias de ambos os países, incluindo também acções de formação quer na Itália como em Angola.

“Nós vamos trabalhar para formar pessoal altamente qualificado, capaz de enfrentar situações difíceis em tempos modernos. Angola é um grande país que se está a desenvolver, por isso deve ser capaz de se defender de determinadas situações frisou a ministra italiana.

Por seu turno, a vice-ministra do Interior para administração e finanças, Margarida da Trindade Jordão, reafirmou que a assinatura do Acordo Quadro é uma mais valia para o país, sendo uma ferramenta que vai ajudar a reforçar a segurança e a integridade do país, numa altura em que se preparam as próximas eleições.

Esclareceu que o referido acordo entrará em vigor tão logo estejam assegurados os pressupostos técnico-jurídicos.

No Aeroporto de Luanda, a ministra italiana recebeu cumprimentos de despedida da vice-ministra do Interior, Margarida Jordão, do embaixador de Angola na Itália, Florêncio de Almeida, e do embaixador italiano no país, Giusepe Mistretta.