News & Announcements

18/04/2012: José Eduardo dos Santos envia mensagem ao Presidente da União Africana

José Eduardo dos Santos envia mensagem ao Presidente da União Africana
Luanda – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, enviou uma mensagem ao seu homólogo do Benin, Thomas Yayi Boni, que é igualmente presidente da União Africana, sobre a situação na Guiné-Bissau.

 

A informação foi prestada à Angop, no Aeroporto internacional 4 de Fevereiro, pelo enviado especial do Chefe de Estado Angolano a esta missão, o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, momentos após o seu regresso a Luanda, depois de ter sido recebido por Thomas Yayi Boni.

 Angola preside desde 2010 a Comunidade dos Países de Língua portuguesa (CPLP), organização que se reuniu no último fim-de-semana, em Lisboa, Portugal, tendo proposto a constituição de uma força de interposição para a Guiné-Bissau.

De acordo com a proposta da CPLP, a referida força deve ter um mandato definido pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, e cada Estado-membro da organização terá uma participação na mesma.

 No documento saído da reunião de Lisboa, a CPLP refere que a proposta de criação de uma "força de interposição", terá "o aval das Nações Unidas" e será feita "em articulação com a CEDEAO (Comunidade Económica dos Países de África Ocidental), a União Africana e a União Europeia".