News & Announcements

13/04/2012: Conselho aprova relatório sobre evolução do salário mínimo

Conselho aprova relatório sobre evolução do salário mínimo

Luanda – O Conselho Nacional de Concertação Social aprovou ontem, quinta-feira, em Luanda, o relatório do grupo técnico que estuda a evolução do salário mínimo nacional, revelou o secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores Angolanos - Confederação Sindical (UNTA -CS), Manuel Viagem.

Falando à imprensa no termo da primeira sessão ordinária de 2012 do conselho, precisou que os funcionários angolanos poderão ter um novo salário mínimo dentro de dois a três meses, na perspectiva de que o mesmo vai
evoluir de acordo com o princípio do ajustamento, tendo em conta a taxa de inflacção.

“É prática o Governo fazer anúncios de ajustamentos salariais por ocasião do 1 de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, quer na função pública quer na economia”, sublinhou o sindicalista.

Narrou que a UNTA-CS defende um aumento capaz de repor o poder de compra perdido, revelando que os indicadores da taxa de inflacção vencida em 2011 foi de 12% e espera-se que este ano seja de 10%.

“Os ajustamentos poderão situar-se entre 10 e 12% sobre o valor total do salário mínimo, actualmente fixado em 10.796 para a área da Agricultura, 14.000 do Comércio e 16.000 kwanzas do sector Extractivo”, clarificou.

O conselho, que integra os departamentos ministeriais e organizações sociais, é presidido pelo vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos.