News & Announcements

01/04/2012: Angola é o país com maior capacidade de intervenção na África Austral

Angola é o país com maior capacidade de intervenção na Ãfrica Austral
Luena – A República de Angola é o país com uma maior capacidade de intervenção na África Austral, no que toca a pacificação de conflitos na região, tendo em conta a experiência adquirida durante os seus difíceis momentos.
A afirmação é do bispo da Diocese do Luena, dom Jesus Tirso Blanco, que falava à Angop, a propósito do 4 de Abril, data em que se comemora no país o Dia da Paz e da Reconciliação Nacional.
Segundo disse, o fim do conflito armado em Angola contribuiu notavelmente para a paz regional, num continente que sofreu potenciais conflitos no passado e que actualmente já não é uma área com as piores tensões.
Os povos da região Austral de África com a conquista da paz em Angola podem esperar muita coisa, entre elas o projecto de integração económica regional, bem como a transmissão de experiência no que tange a promoção da estabilidade política.
Relativamente aos 10 anos de paz no país, o prelado enalteceu os principais ganhos a nível nacional e em particular na província do Moxico, destacando a construção de escolas, postos de saúde, estradas, acesso à energia
e água e vários outros.
“Angola pela sua posição geográfica, recursos naturais e humanos poderá fortalecer a paz e permitir maior nível de desenvolvimento”, disse.
A província do Moxico, cuja capital, Luena, vai acolher o acto central do 4 de Abril, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional.
A data, que nestes 10 anos será assinalada sob o lema “Defendamos a Paz, a Unidade Nacional e o esenvolvimento de Angola”, constitui uma das maiores conquistas dos angolanos, a par da Independência Nacional
proclamada em 11 de Novembro de 1975.