News & Announcements

22/03/2012: País regista um bom percurso no desenvolvimento das tecnologias de informação

País regista um bom percurso no desenvolvimento das tecnologias de informação
Luanda - Angola faz um percurso a bom ritmo na implementação e no desenvolvimento das tecnologias de informação, enquanto instrumento potenciador da mudança e promotor da modernização dos serviços, da cidadania e da racionalidade económica, afirmou hoje, quinta-feira, em Luanda, o primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional (AN), João Lourenço.
O responsável parlamentar fez esta afirmação na abertura do seminário sobre "As tecnologias de informação", promovido pela VI Comissão da AN, virada a questões da Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Juventude,
Desporto, Assuntos Religiosos e Comunicação Social.
De acordo com João Lourenço, neste domínio (tecnologias de informação) os desafios são ainda enormes, Porquanto é preciso um grande esforço nacional para massificar a sua utilização.
"Por isso, devemos capitalizar ao máximo o trabalho com aqueles que já as usam e criar condições para a inclusão tecnológica da grande maioria dos quadros e técnicos de todas as áreas do saber, e dos cidadãos em geral", defendeu.
João Lourenço salientou que a Assembleia Nacional, como não podia deixar de ser, também está fortemente apostada no recurso às tecnologias de informação, através da modernização de todo seu aparato tecnológico.
"Com este recurso, poderemos estar mais próximos dos cidadãos e do conhecimento, melhorar o nosso esempenho no serviço que prestamos ao cidadão e à sociedade", ressaltou.
Explicou ainda que a visão para a modernização tecnológica da Assembleia Nacional incorpora um conjunto de tendências que visam aproximar a vida e os assuntos da política angolana aos cidadãos, assente sobre três principais vectores estratégicos.
A propósito, enumerou o aumento do contacto dos deputados com a população, partilhando opiniões, factos políticos e profissionais mais importantes de cada parlamentar; facilitar a partilha de informação, de forma a
acelerar o processo de adopção das melhores decisões, ao nível legislativo, e tornar a participação política dos cidadãos mais fácil, inter-activa e consequentemente eficiente na abordagem das preocupações das suas
comunidades.
O encontro tem como objectivo promover a utilização das tecnologias de informação pelos deputados à Assembleia Nacional.
Ao ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José de Carvalho da Rocha, coube a apresentação do primeiro painel.