News & Announcements

07/03/2012: Presidente angolano recebe mensagem da primeira-ministra australiana

Presidente angolano recebe mensagem da primeira-ministra australiana
 

Luanda – Uma mensagem da primeira-ministra australiana, Julia Gillard, sobre o reforço das relações bilaterais, foi transmitida hoje, em Luanda, ao Chefe de Estado angolano, José  Eduardo dos Santos.

O portador da missiva foi o embaixador Neil Mules, vindo recentemente a Angola, na condição de enviado especial da Chefe do Governo australiano.

“Ela pediu-me para transmitir a boa vontade da Austrália em fortalecer as relações bilaterais e multilaterais com Angola”, disse a jornalistas no final da audiência ocorrida no Palácio Presidêncial ”à Cidade Alta”.

Na conversa com o Presidente da República, segundo Neil Mules, conclui-se que a Austrália e Angola têm “muitas coisas em comum (…) são grandes com riquezas e recursos naturais e também possuem desafios relativamente ao desenvolvimento das nossas economias”.

Pelo facto da Austrália já ter atingido um nível de desenvolvimento superior a Angola, referiu o embaixador, “queremos auxilar este país, por exemplo na área das minas”.

Congratulou-se com o papel desempenhado por José Eduardo dos Santos na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e, afirmou, “estamos a prever uma expansão do papel de Angola na região e no mundo”.

Os dois países partilham opiniões viradas para a defesa da paz e segurança internacionais, segundo ainda o enviado especial da primeira-ministra australiana, Julia Gillard.