Press Release

03/08/2011: TAAG ACQUIRED FROM BOEING TWO NEW AIRCRAFT 777-300ER

EMBASSY OF THE REPUBLIC OF ANGOLA

 2100-2108 16th STREET N.W. WASHINGTON, DC  20009

TEL: (202) 785-1156 . FAX: (202) 785-1258/822-9049

 

EUA: TAAG assinou com parceiros contratos de financiamento para a aquisição de duas novas aeronaves à Boeing

Washington,11/6/11- Foram rubricados no dia 10 de Junho de 2011 na sede do EximBank em Washington, D.C., os contratos de financiamento no contexto do contrato comercial, aprovado aos 5 de Outubro de 2009, com base no Decreto Presidencial número 114/11 de 3 de Junho do corrente ano, entre a TAAG e a Boeing para a aquisição de duas aeronaves do tipo Boeing 777-300ER, no valor global de trezentos e setenta e cinco milhões, quatrocentos e sessenta e três mil, seiscentos e setenta e oito dólares americanos e oitenta cêntimos (375.463.678,80), um financiamento a longo prazo, em várias tranches.

Para o efeito, esteve de 8 a 17 de Junho em Washington, D.C. uma delegação da TAAG, chefiada pelo seu PCA, Pimentel Araújo e que integra igualmente representantes do Ministério das Finanças, Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC),  e da Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA).

Neste contexto, a TAAG, Línhas Aéreas de Angola-EP., assinou com os seus parceiros os contratos de financiamento entre a IONA LLC (instituição criada para ser responsável das aeronaves enquanto durar o financiamento), PFECO, Private Export Corporation (Corporação de Exportação Privada), o EximBank norte-americano, com garantia deste último e do Governo da República de Angola, no valor de USD 255.642.208,00 (Duzentos e cinquenta e cinco milhões, seiscentos e quarenta e dois mil e duzentos e oito dólares), e com o Banco Britânico HSBC, com a garantia do Governo da República de Angola, no valor de USD 78.348.865,10 (Setenta e oito milhoes, trezentos e quarenta e oito mil, oitocentos e sessenta e cinco dólares e dez cêntimos).

Um contrato de financiamento celebrado entre a TAAG e o Sindicato de Bancos Angolanos, liderado pelo Banco de Poupança e Crédito, envolvendo o Banco Africano de Investimentos (BAI)  e o Banco de Negócios Internacionais (BNI), com garantia do Governo angolano no valor de USD 34.463.049,40 (Trinta e quatro milhões quatrocentos e sessenta e três mil, quarenta e nove dólares e quarenta cêntimos), já foi igualmente assinado.

O Ministério das Finanças é o organismo do Governo, a quem foi delegada a competência para emitir, em representação da República de Angola, as garantias para a cobertura dos contratos de financiamento. À ENSA competiu a tarefa de tudo o que se realaciona com o seguro das referidas aeronaves.

“A TAAG está empenhada a melhorar a sua frota, de acordo com os padrões internacionais, contribuindo assim para a modernização da companhia. Estou certo de que as referidas aeronaves irão contribuir para atenuar o fluxo de transporte de passageiros e mercadorias no país”, disse na ocasião Pimentel Araújo, PCA da TAAG, após a cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento, acrescentando ao referir-se à estrutura interna das aeronaves, que se trata de 12 primeiras classes, 56 executivas e 225 económicas.

Testemunharam o evento a delegaçao de deputados à Assembleia Nacional que esteve de visita aos EUA, membros do Departamento de Estado, representantes da Boeing e do EximBank, assim como diplomatas Angolanos.

Rubricaram os contratos de financiamento pela TAAG, o seu PCA Pimentel Araújo, Richard Youtz da PFECO, Richard Hodder do HSBC e o Presidente do EximBank Fred Hoch Berg.

Martinho Codo, Encarregado de Negócios, a.i. desta Missão Diplomática na sua alocuçao, disse que a cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento, foi um testemunho das boas relações existentes entre os dois Estados e enfatizou o empenho do Governo angolano de melhorar as condiçoes de vida das populações nos mais variados sectores da sociedade incluindo o sector dos transportes.

De seguida a delegação da TAAG partiu para Seattle, Washington States, onde está situada a sede da Boeing para a entrega da primeira aeronave que deixou o espaço aéreo norte-americano no passado dia 16 de Junho de 2011. A segunda aeronave seguiu para o país, no passado dia 7 de Julho de 2011.

 

 

 Sector de Imprensa

Embaixada de Angola nos EUA

Washington, D.C.

11/6/2011