News & Announcements

02/03/2012: Chefes de Estado analisam relacionamento bilateral

Chefes de Estado analisam relacionamento bilateral

Luanda  - Os Presidentes de Angola e da África do Sul, José Eduardo dos Santos e Jacob Zuma, designadamente, abordaram hoje (sexta-feira), em Luanda, aspectos ligados ao reforço das relações entre os dois países.

Trata-se do segundo encontro de ambos em menos de 15 dias, igualmente em Luanda, no quadro da visita de trabalho que Jacob Zuma efectua, desde quinta-feira à noite, a Angola.

Na ausência de qualquer declaração à imprensa, por parte dos  estadistas, soube-se, de fonte oficial, que também foram abordadas questões ligadas a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e União
Africana.

Os dois países (Angola e África do Sul) desempenham funções relevantes na SADC, uma vez que José Eduardo do Santos é Presidente em exercício da organização, e Jacob Zuma dirige o seu Órgão de Política, Defesa e Segurança.

A vinda a Angola do presidente sul-africano acontece numa altura em que Luanda acolhe mais uma sessão do Conselho de Ministros da Comunidade, que terminou nesta sexta-feira.

O encontro, ocorrido no Palácio Presidêncial, à “Cidade Alta”, e que durou cerca de uma hora, passou também em revista a situação internacional, no quadro das consultas regulares bilaterais.

Além de Angola e África do Sul, integram a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, o Botswana, RDCongo, Leshoto, Madagáscar, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.