News & Announcements

02/03/2012: Presidente Jacob Zuma prestigia Conselho de Ministros da SADC

Presidente Jacob Zuma prestigia Conselho de Ministros da SADC

Luanda  – O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, manteve na manhã de hoje, sexta-feira, no Hotel Convenções Talatona, um encontro com os participantes ao Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

O estadista sul-africano, que chegou na quinta-feira a Angola, para uma visita de 24 horas, não prestou declarações à imprensa a saída do encontro.

O secretário executivo da SADC, Tomáz Salomão, disse que Jacob Zuma transmitiu o seu apoio as deliberações e ao trabalho que o Conselho de Ministros vem desenvolvendo.

O Conselho de Ministros da SADC está reunido desde quinta-feira para entre outros pontos debater assuntos relacionados com o orçamento para o próximo exercício económico e as infra-estruturas.

A agenda de trabalhos para a reunião, que terminou nesta sexta-feira, destacou também a avaliação das decisões anteriormente tomadas pelo conselho, do relatório do comité de finanças, da estratégia de mobilização de
recursos para reduzir a dependência financeira da região à fontes de externas.

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) surge com a transformação da então SADCC, em 1992, com um conjunto de 15 nações, totalizando um PIB de cerca de 226 biliões de dólares e uma população de
aproximadamente 210 milhões de pessoas.

Os objectivos do bloco são, no essencial, propiciar o crescimento das economias dos países membros e, consequentemente, o desenvolvimento e a melhoria na qualidade de vida dos seus povos.