News & Announcements

29/02/2012: Presidente da República rende homenagem ao general Tchizainga

Presidente da República rende homenagem ao general Tchizainga

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos rendeu hoje, quarta-feira, em Luanda, homenagem ao antigo combatente e veterano de guerra, tenente-general Celestino Bernardo 'Tchizainga', falecido no passado dia 24, por doença.

No quartel do Comando do Exército, onde os restos mortais estão em câmara ardente, o chefe de Estado angolano depois prestar homenagem saudou os familiares do tenente general Tchizainga, antigo membro do Comité Central do MPLA.

No livro de condolências, o Presidente Eduardo dos Santos enalteceu a figura do falecido, sublinhando que "o seu exemplo ilustra a mente das nossas novas gerações".

"Que a sua família e todos os seus entes queridos encontrem força para suportar este momento difícil de dor e luto que nos afecta a todos e aceitem as minhas mais sentidas condolências", lê-se na mensagem escrita pelo
Presidente da República.

Prestaram igualmente última homenagem ao falecido, o vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, titulares dos órgãos de soberania, deputados à Assembleia Nacional, membros do Executivo,
magistrados Judiciais e do Ministério Público, dos ministérios da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, das Forças Armadas Angolanas, familiares e amigos.

O tenente general Tchizainga foi oficial general reformado das Forças Armadas Angolanas (FAA) e possui uma trajectória gloriosa de luta pela independência nacional de Angola.

Pertenceu ao grupo dos 35 dirigentes eleitos membros do Comité Central MPLA, durante a Conferência Inter-Regional de Militantes, realizada em Lundoje (Moxico - 3ª Região Político-Militar), em Setembro de 1974.

Os seus restos mortais seguem nesta quinta-feira para a província da Lunda Sul, sua terra natal, onde sexta-feira serão sepultados.