News & Announcements

13/02/2012: Esclarecido regresso do ministro de Estado e da Coordenação Económica

Esclarecido regresso do ministro de Estado e da Coordenação Económica
 
Luanda – O ministro da Economia, Abrahão Gourgel, esclareceu em Luanda, que o regresso da figura do ministro de Estado e da Coordenação Económica visa coadjuvar o Presidente da República na liderança da comissão económica.
 
De acordo com Abrahão Gourgel, que falava no programa Espaço Público da Televisão Pública de Angola (TPA), o coordenador da comissão económica tem a função de assessorar o Presidente da República na coordenação da formulação e implementação da política económica do Executivo.
 
Questionado sobre o funcionamento dos ministérios da Economia, Finanças e Planeamento, disse que mantêm o seu normal funcionamento, por serem membros da Comissão Económica.
 
Esclareceu que, com a nomeação do Manuel Vicente, para o cargo de ministro de Estado da Coordenação Económica, nada altera o funcionamento do ministério que dirige, porque o Ministério de Economia só desempenhava funções de coordenação nas tarefas específicas que fossem atribuídas directamente pelo titular do poder Executivo ou pela Comissão Económica.
 
Esclareceu ainda que não era função do seu ministério, coordenar a área económica, mais sim a supervisão da actividade do sector empresarial público, fomento e suporte ao sector empresarial privado, como na elaboração do programa do fomento do micro, pequenas e médias empresas e a sua participação na comissão económica para levar as questões ligadas ao sector real.     
 
Aclarou que o ministro de Estado e da Coordenação Económica não tem um ministério sobre sua tutela, mais sim um gabinete onde coordena a política económica e os órgãos que tratam dos assuntos sobre a economia do país.