News & Announcements

08/02/2012: Georges Chikoti anuncia vinda de Ban Ki-moon a Angola

Georges Chikoti anuncia vinda de Ban Ki-moon a Angola

Lisboa (Do enviada especial) – O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, anunciou na capital
lusa, a visita a Angola, nos dias 26 e 27 de Fevereiro, do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Segundo Georges Chikoti, que falava à imprensa angolana, depois de ter-se despedido do vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, disse que será um ponto alto da cooperação de Angola com o sistema das Nações Unidas, laços esses mantidos de longa data.

Durante a visita de Ban Ki-moon serão tratadas algumas preocupações importantes a esse nível e será uma ocasião importante para o Governo de Angola interagir com o secretário-geral da organização mundial.

Relativamente ao pedido de adesão da Guiné Equatorial, assunto que mereceu especial atenção durante a VII sessão do Conselho de Ministros da CPLP, afirmou ser vontade de todos os países que entre para a
comunidade, cumpridas algumas recomendações, como a abertura de uma Embaixada junto da organização.

Informou que a última avaliação, que irá ditar a conclusão do processo, foi remetida para a Reunião xtradordinária do Conselho de Ministros da CPLP, prevista para Maio do corrente ano.

Em sua opinião, a Guiné Equatorial é um parceiro importante que vai contribuir não só na reforma do sector de Defesa da Guiné-Bissau, uma vez que está aberta à varias empresas portuguesas e de outras nações que trabalham naquele país.

Deu a conhecer que a Guiné Equatorial pretende que haja um centro cultural português no seu país, tendo já oferecido instalações.

Nessa perspectiva, assinou um acordo de cooperação com o Instituto de Internacional da Língua Portuguesa (IILP), que irá coordenar as acções nacionais, para uma maior interação linguística entre os membros da
CPLP.

O plano arrola uma pesquisa sobre o criolo falado naquele país, a emissão de dois programas de televisão em português e com legendas na mesma língua, no canal oficial, no sentido de que os falantes de espanhol aproveitem a leitura para se relacionar melhor.

A Guiné Equatorial é o unico país do mundo que tem três linguas oficais, nomeadamente o espanhol, francês e o português.

O IILP  é constituido por comissões nacionais de cada país da CPLP.