Press Release

07/02/2012: DELEGAÇÃO ANGOLANA RECEBIDA NO SENADO

EMBASSY OF THE REPUBLIC OF ANGOLA

2100-2108 16th STREET N.W. WASHINGTON, DC 20009

TEL: (202) 785-1156 . FAX: (202) 785-1258/822-9049

Washington, 02/02/12 - Uma delegação conjunta Angolana composta pela Ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, a Secretária de Estado para a Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, Exalgina Gâmboa, e Maria Luísa Abrantes, PCA da ANIP, participou em Washington D.C.,  na 60ª sessão anual do evento denominado “National Prayer Breakfast”, que decorreu de 1 a 3 de Fevereiro de 2012.

O evento, projectado para ser um fórum de reunião para políticos, líderes sociais e empresariais do mundo com o objectivo de interacção e estabelecer parcerias, reúne participantes de mais de 100 países, tem como anfitriões os membros do Congresso Americano, e inclui uma série de encontros, palestras, workshops, debates e visitas tanto ao Congresso como ao Senado. O mesmo acontece há 60 anos.
No cumprimento do programa do evento, a delegação angolana, manteve no dia 1 de Fevereiro, no período da manhã, um encontro com o Senador norte-americano James Inhofe, presidente da comissão para a defesa e reconstrução nacional e igualmente vice-presidente da comissão para as relações internacionais.
Durante o encontro os interlocutores abordaram questões ligadas à cooperação bilateral entre Angola e os Estados Unidos da América, bem como passaram em revista aspectos sobre a situação política em África.
Ainda no dia 1 de Fevereiro, a delegação foi agraciada com um almoço de boas-vindas, organizado pela  Câmara de Comércio EUA/Angola, em que esteve presente Reuben E. Briget, assistente adjunto do Sub-Secretário para os Assuntos Africanos. Na ocasião, Jeanine B. Scott,  presidente da instituição, deu as boas-vindas à delegação angolana. A titular da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, agradeceu o gesto e informou os presentes sobre os esforços do Executivo Angolano em vários sectores da actividade nacional, um pouco por todo o país, nomeadamente tecnologia, agricultura, segurança alimentar, transportes, telecomunicações, reabilitação de infraestruturas, construção, saúde e educação, visando a erradicação da pobreza, na Nova Angola. Na mesma senda, a ministra mencionou igualmente o importante papel que a mulher angolana tem jogado no sentido de levar Angola a atingir os padrões requeridos rumo ao desenvolvimento sustentável.
Ainda no contexto do evento, a Secretária de Estado para a Cooperação, Exalgina Gâmboa, interveio na tarde do dia 1de Fevereiro, no encontro denominado “Encontro fricano” (The Africa Gathering), falando sobre a importância da participação de Angola neste evento anual, desde 2005, que acontece na primeira quinta-feira do mês de Fevereiro no conceituado hotel Hilton, em Washington, D.C.
Integrou ainda a delegação angolana ao evento, Isabel Maiato, Directora dos Recursos Humanos do Ministério da Comunicação Social. Em Washington, a mesma foi acompanhada por diplomatas da Embaixada de Angola, pelo representante da ANIP e representante Comercial de Angola nos EUA.

Press Sector

Embassy of Angola to the USA

Washington, D.C.