News & Announcements

07/02/2012: Angola reafirma disposição de ajudar a Guiné-Bissau a sair do impasse

Angola reafirma disposição de ajudar a Guiné-Bissau a sair do impasse
Lisboa (Do enviado especial) - O vice-presidente da República de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos,
reafirmou na capital lusa, a disposição do seu país de continuar a ajudar a Guiné-Bissau a sair do impasse em que se encontra, a prosseguir com as reformas e para que estas se concluam com êxito.
Fernando da Piedade fez tal pronunciamento quando procedia ao encerramento do colóquio “CPLP - uma oportunidade histórica”, organizado sob a responsabilidade da Comunidade.
Para o vice-presidente, o apoio que prestam, actualmente, no seio da CPLP ou bilateralmente, a Guiné-Bissau, é imprescindível para que este país renasça e se afirme no concerto das nações com todas as suas
potencialidades.
Já ao nível da cooperação, a oportunidade histórica declarada em 1996 está cada vez mais evidente com a multiplicidade de parcerias e importantes projectos comuns aos Estados membros, que vêem se consolidando,
tanto na saúde, educação, pescas, nas novas tecnologias, no comércio, indústrias, entre outros.
Assim, referiu, temas como o combate à pobreza e à segurança alimentar são incontornáveis nos encontros sob a bandeira da CPLP.
No prosseguimento, afirmou que o potencial de cada um dos Estados membros da Comunidade é grande o que faz com que cresçam as solicitações de muitos países para assistirem, participarem e até mesmo se tornarem
observadores ou membros de pleno direito na Comunidade.
“Façamos com que este acervo comum, que tem a ver não só com as riquezas naturais, mas sobretudo com os povos e as suas culturas, nos permita avançar para mostrar ao mundo a determinação desta Comunidade de 250 milhões de habitantes capazes de se entender numa língua comum”, frisou.
Relativamente a CPLP, afirmou que esta deve continuar a ser um espaço de cooperação forte em que devem ser valorizados os potenciais de cada país.
A seu ver, os laços que unem os povos da Comunidade são suficientemente fortes para que encarem os problemas de forma conjunta e não como processos isolados de cada Pais, uma vez que só desta forma continuarão a
edificar um espaço comunitário sólido, alicerçado numa história comum e num património indivisível, a língua portuguesa.
O colóquio “CPLP - Uma Oportunidade Histórica” contou com a participação de, entre outras individualidades, Jorge Sampaio, Joaquim Chissano, Pedro Pires e Mário Soares, e teve como moderador, Jaime Gama.