News & Announcements
02/02/2012: Vice-presidente aborda cooperação com União Europeia
Luanda – A cooperação no domínio social e político entre Angola e a União Europeia (EU) foi analisada, em Luanda, entre o Vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e o representante da União Europeia no país, Javier Puyol.
A informação foi prestada pelo embaixador europeu no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo Vice-presidente da República, na Cidade Alta.
Javier Puyol disse ter sido um encontro importante pelo facto o vice-presidente ser o coordenador dos programas sociais, que o informou dos esforços do Executivo para a melhoria das condições de vida dos cidadãos angolanos.
Falou do interesse da UE em desenvolver o diálogo com a República de Angola em sectores ligados ao desenvolvimento e assuntos de interesse comum, tendo em conta o papel de Angola “muito activo" entre os países africanos na solução de conflitos como o da Guiné Bissau, e as responsabilidade que tem na presidência das comunidades de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e de Países Língua Portuguesa (CPLP).
Afirmou haver um programa de cerca de 200 milhões de euros para cooperação nos mais variados domínios, com destaque para a gestão e reforma administrativa.
Para Javier Puyol, “não é de tanto de dinheiro que Angola necessita, mas a melhoria da gestão e a reforma da sua economia”.
Lembrou que actualmente a União Europeia tem uma cooperação “muito activa e diversificada” nos sectores como da saúde, educação, desminagem, água, justiça, que abarca, no mínimo, 10 e dez ministérios.